“Querido, eu disse-te para não ires pescar este fim de semana, certo?”
Apesar da temperatura normal do corpo mudar ao longo do dia, ela permanece sempre sob o rigoroso controle do nosso centro termorregulador. Se este funcionar propriamente, o corpo humano é capaz de manter uma temperatura relativamente constante devido ao calor gerado pelo centro de termorregulação (derivado da atividade metabólica dos músculos e do fígado), e da libertação de calor do corpo (através da pele e dos pulmões).
Inúmeros tipos de termómetros são utilizados para medir a temperatura corporal: termómetro sem contacto, analógico (mercúrio) ou digital.
A medição da temperatura corporal pode ocorrer das seguintes maneiras:
axilas
vias orais
recto
tímpano (ouvido)
testa
vagina
O tempo de medição da temperatura corporal varia de acordo com o tipo de termómetro utilizado. O termómetro analógico (mercúrio) requer mais tempo, enquanto o que requer menos tempo é o termómetro digital e em seguida o sem contato.
Convém destacar que, os valores da temperatura podem diferir de acordo com o local do corpo onde ocorre a medição. Neste sentido, pode haver algumas discrepâncias nos resultados obtidos, com diferença máxima de um grau.
Medição da temperatura na zona da axila
O termómetro deve estar embaixo do braço, na zona da axila. A ponta do termómetro deve ser diretamente pressionada contra a pele da axila e o termómetro deve ficar pressionado nesse local durante todo tempo da medição.
A temperatura corporal adequada ronda entre os 35,5-37°C.
Medição da temperatura através da via oral:
Antes da medição, o termómetro deve ser desinfetado com álcool salicílico ou álcool potável e lavado com água. Após desinfetá-lo, a ponta do termómetro deve ser colocada em baixo da língua e a temperatura é medida com a boca fechada, de maneira a garantir que o termómetro não é mordido. Destaca-se que a temperatura medida através da boca, deve rondar entre os 36,1 e os 37,5°C.
Medição da temperatura no recto
Antes de medir, deve ser aplicado um gel à base de água na ponta do termómetro. De seguida, o termómetro deve ser colocado, gentilmente, no recto, no máximo até a metade do comprimento.
A temperatura correta deve ser 37,6°C.
Medição da temperatura através do tímpano
Os termómetros infravermelhos no ouvido medem a temperatura do tímpano em segundos. Encaixe uma proteção descartável na ponta do termómetro, em seguida, ligue-o e quando a medição estiver completa e sinalizada, deslize-o suavemente para o ouvido. Embora a medição demore apenas um segundo, é muito precisa.
Destaca-se que a temperatura mais adequada é de 37,6°C.
Medição da temperatura na zona da testa
Para a medição da temperatura corporal através da testa utiliza-se o termómetro sem contato. Para tal, deve-se manter o termómetro numa posição perpendicular ao centro da testa e tentar movê-lo, gentilmente, de trás para a frente, até que apareça um único ponto de luz vermelho na testa. Quando isso acontece, significa que o termómetro encontra-se na distância ideal para medir a temperatura corporal.
Destaca-se que a temperatura mais adequada na testa é de 37,4°C.
Se o termómetro estiver muito longe da testa, dois pontos mais desfocados irão aparecer. Em contraste, se o aparelho estiver demasiado perto, dois pontos de luz mais afastados irão surgir. Solte o botão e segure firmemente até que as luzes pisquem, depois poderá verificar a temperatura. Se necessário, deverá repetir novamente a medição. No entanto, após 20 segundos da medição, o termómetro desliga automaticamente.
Erros comuns ao medir a temperatura:
Manter uma distância inapropriada entre o termómetro e a testa. Para medir corretamente com um termómetro sem contato, é necessário que este esteja situado a aproximadamente 5 cm da testa. Uma distância maior que esta pode levar a que o aparelho meça a temperatura do ambiente.
O valor da temperatura considerado normal varia de acordo com o local de medição. Por isso, é melhor medir a temperatura na mesma área do corpo sempre.
Anterior Próximo
Procedimentos Médicos Simples:20% completo