Se não houver contraindicações, o banho da pessoa idosa deve ocorrer na banheira/chuveiro. As pessoas idosas, normalmente, evitam tomar banho por medo de tropeçar ou serem incapazes de se baixarem sozinhas. Assim sendo, a segurança durante o banho deve ser supervisionada pelo cuidador para evitar que a pessoa cuidada caia e para prestar assistência em caso de desmaio.
O banho inclui: lavar a cara, orelhas, pescoço, membros superiores e inferiores, peito, costas e nádegas, partes íntimas do corpo (genitália externa e área do ânus)
A pessoa idosa deve ser sempre encorajada e motivada a tomar banho sozinha, se a sua saúde e condição física o permitir. Poderá ajudar a lavar as áreas menos acessíveis do corpo (ex. costas ou pés).
As regras básicas para o banho da pessoa idosa
O banho ou o duche não devem ser efetuados antes de 2 horas após a refeição.
Antes do banho, aqueça a casa de banho
Se a pessoa tiver dificuldade em entrar/sair do banho, sente-a numa cadeira ao lado da banheira, depois passe as pernas da pessoa idosa para a banheira. Pegue na pessoa por baixo dos braços e ajude-a a deslizar lentamente para dentro da banheira. Se a pessoa idosa não conseguir deslizar até à banheira, então ponha um banco baixo dentro da banheira ou use um assento especial- um banco adaptado que fique preso nas extremidades opostas da banheira.
Use água quente (38-41 graus) e um sabão neutro para não irritar a pele (ex.: produtos para os bebés ou criados especialmente para o cuidado de pessoas idosas)
Depois do banho, a pele deve ser hidratada com óleo, loção ou creme de corpo, especialmente em zonas expostas a escaras. Em locais expostos a atritos (onde duas zonas da pele se tocam, ex. dobras sob os peitos da mulher), é necessário usar pó de talco.
Deve ser dada especial atenção à lavagem das partes íntimas. Dependendo do grau de dependência, a pessoa pode precisar de diferentes auxílios e cuidados no momento da lavagem da parte íntima.
Ajudar a lavar as partes íntimas do corpo é duplamente difícil, já que estas atividades exigem muita diligência, mas também é necessário lidar com as emoções e vergonha da pessoa idosa, assim como as nossas.
Para uma idosa
Se a pessoa cuidada conseguir lavar-se sozinha, coloque um pano ligeiramente ensaboado na sua mão, coloque água sobre as suas zonas íntimas e peça-lhe que se lave sozinha. Se a idosa não conseguir fazer isso, coloque luvas descartáveis e lave as suas zonas íntimas – sempre na direção dos genitais para o ânus (esta direção previne a transmissão de bactérias do ânus para os genitais). Dê-lhe uma toalha para se secar, ou, se não for possível, faça-o.
Depois de remover o pano, lave e seque a mão da pessoa idosa.
Para um idoso:
Se o idoso for capaz de se lavar sozinho, ajude-o e assegure-se que ele o faz completamente, senão – coloque uma luva descartável e realize a tarefa.
Algumas dicas práticas para o banho
Assegure-se que o quarto está quente e que o chão não está molhado nem escorregadio
Verifique a temperatura da água – não pode ser demasiado quente nem fria
Assegure-se que o sabão, pano e toalha estão acessíveis
Seja gentil – a pele de uma pessoa idosa é frágil e fica marcada com facilidade
Pergunte ao seu ente querido se gostaria de lavar o seu cabelo. A pessoa cuidada pode não gostar que mexam no seu penteado.
Aplique um bom hidratante na pele desde o pescoço até aos pés, de modo a prevenir que a pele fique seca.
Anterior Próximo
Higiene Pessoal:30% completo