“Ai! minha cama está cheia de migalhas de novo!”
Mudar a roupa de cama de uma pessoa idosa, enquanto ela ou ele estiverem deitados é uma prática básica dos cuidados fornecidos. Esta operação não é difícil, mas pode ser árdua se a pessoa em questão estiver na cama sempre. Quando isso acontece, é importante ter especial atenção na segurança dele ou dela durante a mudança da roupa de cama.
Mudar os lençóis e o resguardo
Enrugar e dobrar o resguardo e os lençóis sujos, na medida do possível, sob o dorso da pessoa deitada de um lado:
Substitua os lençóis limpos nesse local e espalhe o lençol no colchão. De seguida, coloque a parte restante do lençol em cima do colchão, colocando-o do outro lado do lençol, o mais próximo possível das costas da pessoa:
Coloque o resguardo limpo, com a parte superior para cima, próximo das costas da pessoa deitada e estique a metade disponível pela cama:
Vire a pessoa de costas, lateralmente e garanta que a cama está segura, através do levantamento da proteção da cama. Em seguida, vá até ao outro lado da cama e “desbloqueie” a proteção da cama desse lado:
Coloque a pessoa do lado contrário e cubra suas costas. Em seguida, retire o resguardo sujo e o lençol:
Coloque um lençol limpo e o resguardo nesse local
Faça com que a pessoa se deite de costas para baixo, esticada. Se a pessoa estiver numa cama de reabilitação, poderá segurá-la com as proteções laterais da cama.
Coloque o travesseiro debaixo da cabeça da pessoa cuidada; e se a cama for ajustável, posicione-a como a pessoa preferir ou como for mais confortável.
Imagens: Fundacja TZMO
Higiene Pessoal:60% completo