“Na nossa época, as árvores eram definitivamente mais macias.”
O envelhecimento é um processo universal, gradual, inevitável e irreversível. A Organização Mundial de Saúde reconhece as seguintes etapas: a idade pré-senil (45-59 anos de idade), o início da idade idosa, também conhecido com terceira idade (60-74 anos de idade), a idade idosa, também conhecida como quarta idade (75-89 anos de idade), e a longevidade (acima dos 90 anos de idade).
O funcionamento dos órgãos humanos sofre alterações com a idade, e isto é completamente normal. O processo de envelhecimento afeta todas as partes do aparelho digestivo, bem como o resto do corpo.
Por exemplo, na cavidade bucal, a mucosa torna-se mais fina, menos flexível e mais seca. A produção de saliva é reduzida, o que pode ter efeitos negativos. Uma pessoa idosa pode ter dificuldade em engolir pedaços de alimentos, porque é a saliva que facilita a ingestão e deglutição, especialmente no caso de alimentos mais secos. Além disso, a dificuldade em mastigar os alimentos pode ser causada pela redução do número de dentes ou pela perda da arcada dentária por completo. Observam-se também mudanças no paladar das pessoas idosas, porque, entre outras coisas, a saliva ajuda a pessoa a sentir o sabor dos alimentos. Normalmente, a sensação do sabor doce e ácido é reduzida e a perceção do sabor amargo é aumentada.
Além disso, nas pessoas idosas, o suco gástrico, que é responsável pela digestão, é secretado em menores quantidades. Isto pode significar que alguns dos ingredientes presentes nos alimentos ingeridos por uma pessoa idosa, infelizmente, não poderão ser absorvidos mais tarde no intestino. As pessoas idosas são também mais propensas a sofrer de prisão de ventre, que está relacionada com alterações no funcionamento do sistema digestivo, alterações na dieta (por exemplo, menos fibra alimentar), e redução da prática de atividade física e, consequentemente, com um estilo de vida mais sedentário.
Estas são apenas algumas das alterações que ocorrem no organismo com a idade. O passar do tempo afeta todos os sistemas e órgãos de uma pessoa. A imunidade do corpo diminui, e, por conseguinte, o risco de infeção aumenta.
Portanto, uma dieta saudável que tenha em conta estas mudanças no corpo, assim como uma dieta adequada a diferentes patologias e doenças crónicas é muito importante para satisfazer as necessidades nutricionais das pessoas idosas.
A nutrição é um dos principais fatores que influenciam a saúde humana e, portanto, a expectativa de vida. A sua importância para a saúde é frequentemente subestimada, apesar de ter um impacto significativo no processo de envelhecimento.
Nutrição de pessoas idosas:9% completo