5.4. Reabilitação depois do COVID-19

 
Anterior         Próximo

cartoon
 

O atual conhecimento médico sobre a Covid-19 indica que depois de uma pessoa ter sido infectada com Covid-19 pode necessitar de um longo período de reabilitação até ficar completamente recuperada.

 

Nas pessoas que já tiveram a doença, é possível reparar:

   fraqueza geral no corpo
 
   problemas respiratórios
 
   enfraquecimento dos músculos
 
   mobilidade torácica reduzida
 
   respiração superficial
 
   eficácia do organismo reduzida
 
   falta de força
 
   aumento do cansaço durante a atividade física
 

E nos casos mais graves:

   problemas em se movimentar pela casa
 
   falta de equilíbrio e coordenação
 

Todos estes efeitos são, geralmente, causados por:

   falta de capacidade para sair de casa
 
   um estilo de vida sedentário durante a quarentena
 
   falta de equipamento para realizar atividade física em casa
 
   reduzido desempenho pulmonar devido à doença
 
   reduzido nível de oxigénio no corpo
 
   doença relacionada com o stress
 
 
Como indicado pelos especialistas, um dos elementos-chave na prevenção destes problemas é uma reabilitação adequada após doença associada com o Covid-19. Se notar alguns destes sintomas na pessoa idosa que está a cuidar, consulte um médico para recomendações assim como para tratamento futuro.

A Organização Mundial de Saúde desenvolveu um guia especial denominado “Suporte à Reabilitação: Autogestão depois de doenças relacionadas com o Covid-19”. A publicação fornece conselhos sobre o que fazer quando se trata de sintomas que aparecem após uma doença relacionada com a COVID-19 que dificultam o funcionamento do corpo, e que exercícios devem ser realizados por uma pessoa que tenha sido infectada pela COVID-19 e tenha tido necessidade de obter tratamento hospitalar.

A publicação descreve exercícios de reabilitação que podem ser feitos, autonomamente, em casa: desde aquecimento, exercícios de fitness, alongamentos e exercícios de relaxamentos. Com o uso de fotografias, os autores do guia também demonstram como lidar com a falta de ar e as posições corretas de colocação do corpo para regular a respiração.

Adicionalmente, a publicação fornece conselhos sobre a ingestão de alimentos e líquidos, bem como sobre a deglutição, especialmente para aqueles que foram ventilados artificialmente, usando um tubo de intubação durante o tratamento hospitalar. Essas pessoas podem ter dificuldade em engolir alimentos sólidos e líquidos, como resultado do enfraquecimento dos músculos responsáveis pela deglutição.

O guia também irá mostrar-lhe como lidar com as dificuldades em manter a concentração, memória, pensamento lógico, stress e atividades diárias.
 



Lembre-se que a reabilitação após uma doença associada à Covid-19, especialmente no caso dos idosos, deve ser feita de forma cuidadosa e consciente, e deve ser acompanhada por um médico.


 
A base da reabilitação profissional após infecção por Covid-19 envolve exercícios gerais conduzidos individualmente, de preferência por um fisioterapeuta. Isto permite que seja possível modificar o programa de reabilitação e adaptá-lo à pessoa. O tipo e a intensidade dos exercícios são determinados depois de uma exame médico e fisioterapêutico. Um elemento importante da reabilitação depois do Covid-19 são os exercícios respiratórios, nos quais a pessoa aprende a respirar de forma apropriada. Para as pessoas que se queixam de dor osteoarticulares ou complicações relacionadas com os membros, é necessário implementar procedimentos fisioterapêuticos. Os terapeutas, também, preparam várias atividades que melhoram a memória e a concentração. A aplicação sistemática das recomendações acima indicadas possibilitam uma recuperação total.
 
 
 
Anterior         Próximo
 

progress bar

Cuidado e Higiene durante uma Epidemia Viral:
80% completо