6.1. O que é uma emoção?

 
Anterior         Próximo

cartoon

O pequeno Jumbo fez um salto especial de ‘Eu te amo’ para a sua mãe adotiva.

 

Definir o que são emoções não é fácil, porque as suas origens estão enraizadas em diversas causas. No entanto, tendo em consideração os objetivos deste curso, iremos procurar resumir a informação sobre o que são as emoções e chegar a uma única definição


   De acordo com a American School of Psychology, emoções são:


“Um padrão de reações complexo, envolvendo elementos experimentais, comportamentais e fisiológicos, pelo qual um indivíduo tenta lidar com um assunto ou evento pessoalmente significativo. A qualidade específica da emoção (por exemplo, medo, vergonha) é determinada pelo significado específico do evento. Por exemplo, se o significado envolver ameaça, é provável que gere medo; se o significado envolver desaprovação de outro, é provável que gere vergonha.” (APA, 2020).


 
Esse significado do evento é, portanto, o que faz com que as emoções sejam apresentadas de diferentes formas e desempenhem certas funções, o que pode ter consequências diferentes (Retana, 2012).

É possível controlar a forma como respondemos, ou lidamos com as situações que ocorrem, já que isto pode ser aprendido através da educação emocional, contudo não podemos controlar a emoção em si, pois estas são involuntárias (Retana, 2012).
 

Portanto, é possível afirmar que as emoções são biológicas e eventos ou fenómenos cognitivos, que têm consequência sociais, e essas podem ser:

   Positivas quando associadas a sentimentos agradáveis como amor ou felicidade
 
   Negativas quando relacionadas a sentimentos não agradáveis como ansiedade
 
   Ou neutras quando elas não tem nenhum sentimento relacionado como esperança ou surpresa
 

Além disso, também é possível fazer outra distinção:

   De acordo com a resposta que um indivíduo dá a uma situação em particular, dado que podem ser classificadas como energia alta ou baixa. (Retana, 2012)
 
 
Na grande maioria dos casos, as emoções manifestam-se em conjunto; de fato, não é habitual que um indivíduo experimente as emoções separadamente, porque normalmente surge mais do que uma emoção em qualquer situação específica, que geralmente estão interrelacionadas, (Retana, 2012)
 
 
 
Anterior         Próximo
 

progress bar

Inteligência Emocional no Cuidado de Idosos:
12% completо