6.2. Que tipos de emoções existem?

 
Anterior         Próximo

cartoon
 

Não há um único gráfico em que todas as emoções são identificadas, nem acordo no campo académico sobre quais valem a pena incluir em todas essas classificações.

Dependendo do autor que baseia o seu estudo, encontrará muitas classificações e listas de emoções diferentes. (Raypole, 2019)

No entanto, Paul Ekman, um psicólogo americano e investigador principal sobre o tema das emoções desenvolveu o chamado Atlas das Emoções, que é uma série de mapas que nos permite ver as características das nossas emoções que podem não ser aparentes para nós.
 

Logo, as emoções podem ser divididas em cinco categorias principais, sendo estas:

   Raiva
 
   Medo
 
   Tristeza
 
   Nojo
 
   Alegria
 
(Raypole, 2019)
 
 
Ao mesmo tempo, estas categorias envolvem uma gama maior de emoções; veja, em seguida, as diferentes palavras que podem ser usadas para descrever as emoções mencionadas anteriormente:

Raiva:
aborrecimento, frustração, irritação, loucura, vingança

Medo:
preocupação, dúvida, ansiedade, terror, pânico, desespero, stress, etc.

Tristeza:
solidão, desilusão, desesperança, infelicidade, resignação, sofrimento, etc.

Nojo:
desgosto, repulsa, repugnância, desaprovação, abstinência, aversão, etc.

Alegria:
felicidade, amor, alívio, satisfação, diversão, gozo, orgulho, entusiasmo, etc.

(Raypole, 2019)
 
 
É relevante identificar esses diferentes tipos de emoções, porque as emoções são uma parte importante da nossa vida. De facto, as emoções não só têm influência em nós próprios, mas também nos outros, já que somos influenciados pelas emoções dos outros.

Desta forma, quanto mais souber sobre as suas emoções, mais fácil será controlá-las quando enfrentar as emoções da pessoa de quem cuida. Será capaz de agir de forma mais racional e de descobrir o melhor resultado. Ao compreender as suas emoções, será capaz de as utilizar de forma inteligente, porque as emoções, também, afetam a saúde e o bem-estar das pessoas à sua volta, tais como da pessoa de quem está a cuidar. Ao ser emocionalmente inteligente, será capaz de transmitir emoções e pensamentos positivos aos seus entes queridos.
 
 
 
Anterior         Próximo
 

progress bar

Inteligência Emocional no Cuidado de Idosos:
24% completо