6.4. Inteligência Emocional

 
Anterior         Próximo

cartoon
 

O termo foi inicialmente utilizado pelos psicólogos Mayer e Salovey, que definiram a Inteligência Emocional como “a capacidade de reconhecer o significado das emoções e as suas relações com fatores externos, e de raciocinar e resolver problemas com base neles”.
(Farnell, n.d.)

Por outras palavras, a Inteligência Emocional (IE) compreende a capacidade ou competências necessárias para ser capaz de identificar, gerir e controlar as suas próprias emoções, bem como as emoções dos outros. As emoções regem e guiam a nossa vida quotidiana; assim, ao identificar as emoções, será capaz de determinar como elas influenciam o seu trabalho, as suas relações pessoais e outras esferas da vida.
 

Além disso, o psicólogo americano Daniel Goleman reconheceu cinco categorias distintas de capacidades que formam as caraterísticas chave da IE, as quais podem ser aprendidas e melhoradas. Estas são:

Autoconsciência:
a capacidade de reconhecer as suas emoções
 
Autorregulação:
a capacidade de controlar as suas emoções
 
Motivação:
a capacidade de ser motivado, agir, atuar, e alcançar objetivos
 
Empatia:
a capacidade de se identificar e compreender as vontades, necessidades e pontos de vista dos outros
 
Capacidades sociais:
a capacidade de construir e manter relacionamentos e manter uma boa comunicação com os outros
 
 
A importância da IE não deve ser subestimada; de fato, esta desempenha um papel cada vez mais significativo quando se trata de sucesso académico, saúde mental e física, bem como da realização na esfera profissional.

A Inteligência Emocional é uma competência essencial para compreender e gerir as emoções, que é o primeiro passo para compreender o seu verdadeiro potencial. A IE oferece-lhe a possibilidade de ver as coisas numa perspectiva diferente. Ajuda-o a abrir a sua mente a fim de encontrar soluções diversas através de um pensamento mais racional. Isto irá dar-lhe a capacidade de detectar o que o faz sentir certo ou errado, e de enfrentar e modificar as situações que não lhe são confortáveis.
 

Ao ser inteligente emocionalmente e desenvolver sua Inteligência Emocional irá:

   Sentir-se melhor no seu ambiente de trabalho
 
   Estar mais satisfeito com o seu trabalho
 
   Melhorar a qualidade no cuidado exercido com a pessoa idosa/dependente
 
   Ser mais produtivo
 
   Melhorar os seus relacionamentos pessoais e profissionais
 
 
 
Anterior         Próximo
 

progress bar

Inteligência Emocional no Cuidado de Idosos:
50% completо