Selecione outro tópico Próximo
Texto e vídeo por Media Creativa, Bilbao, Espanha. Design e layout por e-Training Solutions, Berlin, Alemanha. Cartoons por Boris Luve.
Como cuidador, frequentemente, encontra-se perante situações difíceis e desafiadoras. Por isso, é importante desenvolver a capacidade de gerir as suas emoções e fornecer uma resposta madura e equilibrada. Entender as suas emoções e as da pessoa de quem cuida é vital para assegurar a qualidade do cuidado prestado.
Deste modo, este módulo visa proporcionar uma visão da Inteligência Emocional, e refletir sobre como pode ajudá-lo a satisfazer as necessidades das pessoas idosas e prestar a melhor atenção e cuidado possíveis. Além disso, irá ganhar uma compreensão básica do que são as emoções e quais são os diferentes tipos de emoções existentes.
Ademais, a Inteligência Emocional irá ajudar no desenvolvimento de “ferramentas” para a sua gestão emocional, para fomentar o seu bem-estar e permitir-lhe enfrentar desafios na sua vida diária como cuidador. Destaca-se que a inteligência emocional e a comunicação eficaz podem ser úteis para melhorar a sua qualidade de vida e transformar a situação de cuidado numa experiência de vida satisfatória.
Objectivos de aprendizagem
Após completar este módulo, irá:
Ganhar conhecimento sobre inteligência emocional e emoções
Ser capaz de identificar e reconhecer vários tipos de emoções e reações das pessoas idosas
Perceber como lidar com as suas emoções e com as emoções das pessoas idosas ou das pessoas que dependem de si
Ter maior confiança em relação aos seus conhecimentos sobre o assunto
Conteúdos
6.1. O que é uma emoção?
6.2. Que tipos de emoções existem?
6.3. Compreender as emoções
6.4. Inteligência emocional
6.5. Como lidar com as emoções?
6.6. Emoções ao Cuidar
6.7. Pontos-chave deste Módulo
6.8. Avaliação
Tempo estimado para completar este módulo:
3 horas
Metodologia
Este módulo de e-learning é um recurso educacional de livre acesso. Ele é compatível com dispositivos móveis e não depende de aparelhos específicos. O módulo foi desenvolvido para um estudo autónomo, porém também pode ser usado como parte de um programa de formação orientado por educadores.
Selecione outro tópico Próximo