7.1. A Síndrome do Cuidador

 
Anterior         Próximo

cartoon

´Investigação sobre a gestão de stress: laboratório de terapia felina’

 

Cuidar de alguém pode ser gratificante, mas também pode ser um desafio. Há um amplo consenso na academia sobre as possíveis consequências prejudiciais do stress de cuidar de uma pessoa idosa ou dependente.

Atualmente, existe uma panóplia de publicações de investigações empíricas sobre os/as cuidadores/as informais e o stress. No entanto, há cerca de vinte anos atrás, a situação era diferente. Neste sentido, o Professor Zarit, um dos pioneiros nos estudos acerca da prática dos(as) cuidadores(as), afirmou que era urgente o desenvolvimento de estudos sobre estes tópicos (Zarit, 1989)


   A definição de Cuidador(a)


O/A Cuidador(a) é aquele que cuida de uma pessoa com uma doença, lesão ou incapacidade.


 
A revista Psicología y Salud publicou um estudo que revela que 52% dos(as) cuidadores/as que participaram no inquérito sofrem de Síndrome do Cuidador, 36% lidam com depressão e cerca de 98% apresentam um quadro de transtorno de ansiedade.
 
Poderá ler o artigo completo ao clicar neste link
 
A Síndrome do Cuidador, também conhecida como burnout, é um fenómeno comum na vida dos(as) cuidadores(as), que estão mais expostos a quadros de saúde que envolvem depressão e ansiedade. Mas em que consiste realmente a Síndrome do Cuidador?
 
 
 
Anterior         Próximo
 

progress bar

Lidar com o stress do(a) cuidador(a):
10% completo