7.4. Motivos que levam à Síndrome do Cuidador

 
Anterior         Próximo

cartoon
 

Dizem que a primeira causa da Síndrome é o stress contínuo ao qual o/a cuidador(a) está exposto/a, devido à constante necessidade de dar atenção à pessoa cuidada.

 
Após alguns anos a trabalhar como cuidadoras, muitas pessoas acabam por sofrer de distúrbios físicos, emocionais e sociais, que levam ao desequilíbrio de inúmeros aspectos das suas vidas, tais como o âmbito profissional, questões pessoais e, até mesmo, a saúde.

Convém realçar que também é verdade, em inúmeros casos, que os/as cuidadores/as têm expectativas elevadas acerca da sua contribuição para o estado de saúde da pessoa cuidada. Isto é, acreditam, verdadeiramente, que os cuidados prestados ajudarão a melhorar a qualidade de vida da pessoa cuidada, quando muitas vezes tal não é inteiramente possível.

Em outros casos, a impossibilidade de controlar a situação acaba por gerar um sentimento de frustração muito elevado, relacionado com a falta de condições económicas, recursos e competências para gerir, planear e organizar o cuidado ideal para a pessoa em questão.

Portanto, é crucial ser realista, especialmente quando o paciente sofre com algum tipo de doença mental.
 
 
 
Anterior         Próximo
 

progress bar

Lidar com o stress do(a) cuidador(a):
33% completo