9.7. Sangramento Nasal

 
Anterior         Próximo

picture
 

O sangramento nasal é uma aflição comum. No entanto, por vezes, pode ser sintoma de uma doença. O sangramento nasal manifesta-se pelo vazamento de sangue do sistema vascular.

 
O nariz é constituído por músculo, cartilagem e partes de pele. Além disso, está dividido em duas cavidades nasais, nas quais existe uma membrana mucosa que desempenha as suas próprias funções. A temperatura do ar que entra no nariz pode alcançar os 32-34 graus, pois o nariz é muito vascularizado. O sangue que circula através dos vasos sanguíneos dilatados no nariz funciona como uma espécie de radiador. O ar que entra na cavidade nasal também é limpo, pois quaisquer impurezas que se estabeleçam na entrada do nariz são movidas para a garganta, graças às pestanas e à saliva.
 

Existem várias causas para o sangramento nasal:

   Hipertensão.
 
   Doenças infecciosas com febre.
 
   Problemas hemorrágicos congénitos (hemofilia e doenças relacionadas, trombocitopenia) ou adquiridos (danos no fígado, trombocitopenia adquirida).
 
   Deformação do septo nasal, lesão no nariz.
 
   Exposição excessiva à luz solar ou sobreaquecimento do corpo.
 
   Esforço físico.
 
   Aterosclerose.
 
   Outras condições (ex. cancro, inflamação da membrana mucosa, corpos estranhos na cavidade, etc).
 
   Vascularização nasal, que começa nas artérias carótidas internas e externas.
 

O procedimento em caso de sangramento nasal é o seguinte:

   Peça à pessoa para se sentar com a cabeça ligeiramente inclinada para a frente.
 
   A pessoa deve respirar pela boca.
 
   Coloque uma compressa fria no pescoço e na testa da pessoa (por exemplo, uma toalha molhada com água fria ou com cubos de gelo).
 
   Coloque uma gaze ou um lenço no nariz da pessoa, pressione a narina que está a sangrar e mantenha a pressão durante 10 minutos.
 
   Se o sangramento nasal for severo e continuar depois destes procedimentos (com uma duração superior a 15-20 minutos) ou se, paralelamente, tiver ocorrido uma lesão na cabeça ou no pescoço, ou uma perda de consciência, chame uma ambulância.
 

Como prevenir as hemorragias nasais?

   Mantenha a mucosa nasal humedecida (particularmente durante o Outono e Inverno). Podem ser utilizados humidificadores de ar para este fim.
 
   Evitar mexer no nariz, pois o movimento pode conduzir a microtrauma e sangramento.
 
   Se a pessoa está a usar medicamentos para a constrição das mucosas, é necessário lembrar que não é aconselhado usar este tipo de medicamento por mais de 5 dias, pois pode interferir com o fluxo adequado de ar e com a sua purificação, danificando a mucosa. É mais seguro usar uma solução de água salina, que hidrata suavemente as membranas mucosas e pode ser usada por longos períodos de tempo.
 
   Todas as causas de sangramento nasal (especialmente as mais intensas) devem ser analisadas por um médico.
 
   Registe as medições de pressão se a pessoa tiver problemas de hipertensão, uma vez que o risco de hemorragia nasal aumenta nestes indivíduos.
 
 
 
Anterior         Próximo
 

progress bar

Primeiros Socorros para Idosos em situação de emergência:
77% completо