A intoxicação alimentar pode ocorrer em qualquer idade. As causas são fáceis de identificar. A doença desenvolve-se como resultado do consumo de alimentos ou bebidas que contêm micróbios e toxinas.
As bactérias mais comuns responsáveis por intoxicação alimentar são Escherichia coli (E. coli), Salmonella e Clostridium. Podem ser presentes em carne mal passada, leite não pasteurizado, ovos crus, peixe, água não fervida e quaisquer produtos que tenham sido fabricados a partir destes.
Sintomas de intoxicação alimentar
Os sintomas de intoxicação alimentar são bastante característicos – normalmente incluem náusea, vómitos, diarreia e inchaço abdominal. Na maioria dos casos, estes sintomas são acompanhados de dor, frequentemente localizada no estômago. Estes não são os únicos sintomas de intoxicação alimentar. Pode, também, notar deterioração da condição geral da pessoa, e o surgimento de sintomas como fraqueza, tonturas, falta de apetite, boca seca, aumento da sede, dor de cabeça, temperatura do corpo elevada, calafrios, assim como dor muscular.
No caso de intoxicação alimentar grave, os sintomas incluem distúrbios visuais, salivação excessiva, dificuldade em engolir, ritmo cardíaco acelerado e distúrbios na consciência. Se esses sintomas ocorrerem, é necessário entrar em contato com um médico com urgência.
Como tratar uma intoxicação alimentar?
Na maioria dos casos, é possível tratar a intoxicação alimentar em casa. A doença desaparece espontaneamente, mas é importante que se evitem complicações como desidratação ou distúrbios eletrolíticos. FPara esse efeito, recomenda-se que a pessoa em questão beba frequentemente pequenas quantidades de água com a adição de eletrólitos. Também poderá ser importante tomar um probiótico, que irá ajudar a restaurar a flora bacteriana natural do intestino. Estes tipos de medicamentos para intoxicação alimentar estão disponíveis na farmácia.
Os sintomas da intoxicação alimentar podem aparecer tão cedo como 30-60 minutos depois de ingerir o alimento contaminado, mas, na maioria dos casos, ocorrem cerca de 12-48 horas depois (dependendo da fonte da intoxicação). É pouco comum os sintomas aparecerem mais tarde do que isso.
A intoxicação dura pouco tempo, normalmente 1-3 dias, mas, em alguns casos, pode durar mais e a recuperação estender-se uma semana.
Em caso de intoxicação alimentar, a pessoa deve consumir alimentos facilmente digeríveis. No início, é bom a pessoa idosa comer mingau de arroz ou semolina, vegetais cozidos e pão integral. Quando a pessoa se começar a sentir melhor, é possível introduzir na dieta, gradualmente, outros alimentos. Além disso, é importante que a pessoa não coma alimentos processados, fritos, gordurosos ou doces.
Anterior Próximo
Primeiros Socorros para Idosos em situação de emergência:88% completо