“Mãe, sempre que lavo as mãos metade dos germes continuam presentes. Mesmo que lave as mãos mil vezes, alguns germes ainda permanecerão. Provado, matematicamente.”
De acordo com os estudos, a lavagem adequada das mãos e a sua higiene reduz o risco de infeção e de doença em metade. A Organização Mundial de Saúde(OMS) defende que a melhor forma de prevenir a propagação de doenças é lavar as mãos com água e sabão. O efeito ideal será alcançado ao lavar as mãos durante 30 segundos, usando sabão antibacteriano ou líquido de desinfecção.
As mãos devem ser lavadas 5-7 vezes por dia, especialmente depois de ir à casa de banho, depois de ter contacto com animais, assim como, antes e depois de preparar refeições. Os germes presentes nas mãos podem entrar no trato digestivo como resultado de colocar os dedos na boca, inserir objetivos do dia-a-dia (ex. caneta) na boca ou através de comida contaminada. Já é suficiente as vezes que tocamos na área do nariz, boca ou olhos inconscientemente com as mãos sujas para que germes e vírus entrem no nosso sistema.
Lavar as mãos – passo a passo
Molhe as mãos com água
Aplique sabão suficiente para cobrir toda a superfície das mãos
Esfregue as mãos, palma com palma
Palma direita sobre o dorso esquerdo com dedos entrelaçados e vice-versa
Palma com palma com os dedos entrelaçados
Dorso dos dedos para as palmas opostas com os dedos entrelaçados
Fricção rotacional do polegar esquerdo na palma da mão direita e vice-versa
Fricção rotacional, para trás e para a frente com os dedos fechados da mão direita na palma esquerda e vice-versa
Tire o sabonete com água
Seque bem as mãos com uma única toalha de uso
Use a toalha para desligar a torneira
A suas mãos estão seguras agora
Fonte: Organização Mundial de Saúde. Como lavar as mãos? Download da versão em PDF
Desinfecção
Os vírus podem persistir em diferentes superfícies, e daí ser propagados para outros sítios ou infectar uma pessoa- basta tocar num sítio infectado, e depois tocar na boca, nariz, olhos. Vale a pena lembrar sobre a desinfecção regular de pegas e outros objetos do quotidiano, como teclados de computador ou telemóvel.
Lembre-se:
Cada vez que uma pessoa toca num puxador de uma porta, notas, moedas ou corrimãos em locais públicos (p. ex., transportes públicos), as suas mãos estão em contacto com 10,000 a 100,000 células microbiais. Apenas meio minuto de lavagem completa das mãos é suficiente para limpar as nossas mãos de cerca de 90% das bactérias.
Além disso, é importante desinfetar o apartamento onde a pessoa idosa vive.
Arejar o apartamento
Arejar o apartamento ajuda a livrarmos-nos de vírus e outros poluentes que andam no ar. Este é um dos métodos mais simples e eficazes para limpar o ar do apartamento. Para este propósito, é suficiente abrir a janela por uns minutos (a pessoa idosa durante este tempo deve estar noutro quarto).Esta forma é muito mais eficaz do que deixar a janela aberta por um longo período de tempo. Adicionalmente, arejar a casa tem um efeito benéfico na condição das membranas mucosas, que são uma das barreiras protetoras do corpo.
Zonas da casa que necessitam de especial cuidado
Os locais em que se toca mais vezes, devem ser desinfetados com maior frequência. Isto inclui as maçanetas da porta da frente e as do interior do apartamento. Limpar as maçanetas das portas, interruptores de luz, auriculares intercomunicadores, maçanetas dos armários comandos, interruptores e botões para todos os aparelhos domésticos, telefones, assim como chaves de uma forma cuidadosa.
Para neutralizar completamente os microrganismos patogénicos, vale a pena usar produtos de limpeza com cloro e aqueles à base de álcool etílico, de preferência com mais de 60% de teor de etanol.
Também pode utilizar óleos essenciais com propriedades antivirais, p. ex., chá, eucalipto ou óleo de tomilho, que podem ser adquiridos numa farmácia. Os óleos podem ser usados como suporte para líquidos à base de álcool ou sabão.
Anterior Próximo
Cuidado e Higiene durante uma Epidemia Viral:60% completо