Menu – Escala de tamanho dos cafés
1. Segunda-feira 2. Depois da festa de sexta-feira à noite 3. O exame é amanhã
4. Mais 500km para conduzir 5. Cuidador(a)
É muito importante tentar detectar alguns sinais de alerta que precedem as alterações emocionais vinculadas à Síndrome do Cuidador, de modo a intervir antecipadamente, ao invés de esperar que o quadro de saúde se torne crónico e irreversível.
O surgimento da da Síndrome do Cuidador é gradual, logo, é importante identificar os sintomas mais comuns, que podem ser:
Síntomas Físicos
Distúrbios do sono, exaustão e fadiga crónica, dores musculares, palpitações, desconforto digestivo, aumento ou perda de apetite, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabaco e/ou medicamentos hipnóticos ansiolíticos, negligência do autocuidado e da imagem corporal, fadiga persistente e perda de energia e vitalidade.
Sintomas emocionais
Tristeza e apatia, irritabilidade e mudanças de humor, instabilidade emocional, dificuldades cognitivas, depressão e ansiedade, perda de memória, elevados níveis de stress e/ou ansiedade, sentimentos de impotência e culpa.
Sintomas sociais
Isolamento, desinteresse em atividades sociais e interpessoais, problemas profissionais e económicos e mudanças nas relações familiares.
Anterior Próximo
Lidar com o stress do(a) cuidador(a):48% completo