5. Cuidado e Higiene durante uma Epidemia Viral

cover

Selecione outro tópico         Próximo

Texto e vídeo elaborados por: Fundacja “Małopolska Izba Samorządowa”, Cracóvia, Polónia. Design e layout criados por: e-Training Solutions, Berlim, Alemanha. Cartoons por: Boris Luve.”

 

As infecções virais têm constituído uma área importante das doenças infecciosas por bastante tempo. Estas doenças são particularmente perigosas para os idosos, já que o seu sistema imunitário é frequentemente prejudicado por outras doenças crónicas (tais como: hipertensão, diabetes ou aterosclerose) e o seu corpo não está bem preparado para se proteger do vírus.

 
Recentemente, alguns vírus novos e desconhecidos têm surgido. Mas, não foi até o surgimento do novo coronavírus SARS-Cov-2 que uma sensação de ameaça foi sentida em todo o mundo e levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a anunciar a pandemia COVID-19.

Durante o primeiro período da pandemia de Covid-19 (primavera 2020), nos países mais afetados, o maior número de mortes aconteceu na faixa etária mais elevada. Isto está relacionado com chamadas condições concomitantes, que enfraquecem significativamente o sistema imunológico. Com base nos conhecimentos e dados previamente recolhidos sobre o curso da pandemia COVID-19, a OMS identificou algumas doenças que podem promover a multiplicação do vírus SARS-Cov-2. Estas incluem diabetes, doença cardíaca coronária, doença pulmonar, asma e outras.

As pessoas que adoeceram devido ao covid-19 estão, também, em risco de desenvolver a chamada “Síndrome Pós-Covid”, que pode ser manifestada através de miocardite, irregularidades no funcionamento do sistema nervoso, disfunção renal ou dano arterial.

Por estas razões, pessoas idosas têm riscos mais elevados de contrair uma infeção viral. Elas necessitam de cuidados particulares, especialmente no caso de uma epidemia ou pandemia de um vírus.
 


  Epidemia versus Pandemia

A palavra epidemia vem da palavra Grega epi, que significa haunting e demos, que, por sua vez, significa pessoas. Uma epidemia é a ocorrência de infecções ou doenças infecciosas numa determinada área com um aumento significativo do número de casos comparado com o passado, ou a ocorrência de infecções ou doenças infecciosas num contexto em que nunca tinha ocorrido antes.

A epidemia mais famosa da história foi a peste que surgiu na Europa no século 14. A “morte negra”, como era chamada, levou à morte de 1/3 da população da Europa. A epidemia começou na Ásia e foi espalhada através da Rota da Seda, sucessivamente, pela Crimeia, os países Mediterrâneos e toda a Europa. A doença foi, provavelmente, transportada pelos ratos que circulavam nos navios mercantes. A peste foi causada por uma bactéria- Yersinia pestis.

Ao contrário de uma epidemia, que está confinada a uma certa área, a pandemia é global. Esta é facilitada pela baixa mortalidade – como existem menos vítimas, existe um maior rácio de contágio. Outros fatores que facilitam a propagação da doença incluem falta de imunidade biológica da população (especialmente no caso das doenças que estiveram inativas por um longo período de tempo), um período longo de contágio, contágio através de pessoas assintomáticas, sintomas comuns que complicam o diagnóstico.
A pandemia mais famosa da história foi a “Gripe Espanhola”, em 1918, que matou 50 milhões de pessoas.

Atualmente, o mundo está a enfrentar a pandemia Covid-19 causado pelo coronavírus SARS-Cov-2.

Assim, a pandemia foi anunciada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com base no número de casos e na extensão geográfica do fenómeno.


 

Objetivos de Aprendizagem

Neste módulo, irá aprender sobre:

   As causas das infecçõe virais e como proteger os idosos contra as doenças causadas por vírus
 
   Sintomas associados com a infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2
 
   Os princípios básicos da higiene pessoal da pessoa idosa e do meio envolvente aquando o aumento do risco de infeção por um vírus
 
   Reabilitação da pessoa idosa que tenha sido contagiada com o COVID-19.

 

Resultados de Aprendizagem Esperados

Depois de completar este módulo, irá saber:

   Como proteger uma pessoa idosa de uma infecção ou outras doenças, incluindo infecções virais.
 
   Como cuidar da higiene pessoal de uma pessoa idosa, especialmente durante uma epidemia viral
 
   Como cuidar da pessoa idosa durante o período que se encontra doente, devido a uma infeção viral e depois de os sintomas terem desaparecido
 
 

Conteúdos

5.1. Infecção Viral
5.2. Prevenir uma Infecção Viral
5.3. Lavagem das mãos e desinfecção
5.4. Reabilitação após o COVID-19
5.5 Avaliação

 

Tempo estimado para completar o módulo:

2 horas

 

Metodologia

Este módulo de e-learning é um recurso educacional de livre acesso. Ele é compatível com aparelhos móveis e não depende de dispositivos específicos. O módulo foi desenvolvido para um estudo autónomo, porém também pode ser usado como parte de um programa de formação liderado por educadores.
 
 
Mudou de ideias?
Selecione outro tópico
        Próximo