“O que queres dizer com “pouco saudável”?
A diabetes é uma condição metabólica crónica na qual os níveis de açúcar no sangue são anormais devido a uma deficiência ou mau funcionamento da insulina.
Nos idosos, os transtornos no metabolismo dos carboidratos tornam-se mais comuns. Isto deve-se ao facto dos tecidos serem resistentes à insulina, cuja produção também diminui com a idade. Esta condição é conhecida como diabetes.
Distinguimos dois tipos básicos de diabetes:
A diabetes tipo 2 ocorre mais frequentemente em pessoas fisicamente inativas, com excesso de peso ou obesas, que sofrem de hipertensão e têm níveis elevados de colesterol.
Lembre-se
Se não for tratada, a diabetes nos idosos pode resultar em complicações muito perigosas, colocando a saúde e a vida em risco. As mais comuns incluem a aterosclerose, ataque cardíaco ou AVC. As complicações também afetam frequentemente os olhos, os rins, e o sistema nervoso.
Quais são os sintomas da Diabetes?
Aumento da sede
Urinar com frequência
Aumento do apetite e ingestão de grandes porções de alimentos sem ganhar peso, ou mesmo perder peso.
Mudanças na pele, cicatrização lenta das feridas.
Fraqueza física
Obesidade
Distúrbios visuais, visão desfocada, e dificuldade de leitura
Tratamento e Prevenção
Uma dieta equilibrada constitui a base para o tratamento da diabetes para pessoas idosas. Neste caso, é crucial manter uma alimentação equilibrada, bem como assegurar a variedade em termos de qualidade das refeições. Um estilo de vida saudável pode também aliviar os sintomas da doença.
A farmacoterapia envolve medicação oral para a estimular a produção de insulina e injecções de insulina.
Lembre-se
Embora a ingestão regular de medicamentos e refeições possa parecer fácil, nem sempre esse é o caso para os idosos. Por conseguinte, convém cuidar e controlar a saúde da pessoa.
As pessoas idosas com problemas de mobilidade devem receber a ajuda de um fisioterapeuta. Também vale a pena manter um contacto constante com o médico de família da pessoa.
Ao cuidar de uma pessoa com diabetes, devem ser observadas as seguintes condições:
Alteração das regras de nutrição (consultar um médico) ou cumprimento rigoroso da dieta se a pessoa idosa já se encontra em uma
Respeitar uma dieta com um baixo índice glicémico baseado em refeições regulares
Tomar medicamentos como recomendado pelo médico
Controlar os níveis de glicose – em casa utilizando um medidor de glicose
Monitorar o peso corporal e as funções vitais da pessoa idosa (por exemplo, tensão arterial)
O esforço físico deve ser regular e adaptado ao estado de saúde atual e à condição da pessoa idosa. É aconselhável caminhar, praticar corrida nórdica, dançar, etc.
Anterior Próximo
Doenças características da idade idosa:60% completo