9. Primeiros Socorros para Idosos em situação de emergência

cover

Selecione outro tópico         Próximo

Texto e video de Fundacja “Małopolska Izba Samorządowa”, Kraków, Poland. Design e layout por e-Training Solutions, Berlin, Germany.

 

As pessoas idosas podem sofrer de inúmeras doenças, cujos sintomas se podem agravar a qualquer momento. Neste sentido, sintomas preocupantes e deterioração repentina da saúde podem acontecer de forma inesperada na vida de uma pessoa idosa.

 
Em situações como estas, é importante agir imediatamente, para ajudar a pessoa idosa e garantir que o estado de saúde não piore ainda mais. Face a isto, é importante destacar que nem sempre poderemos ajudar sozinhos alguém que sofre com problemas de saúde. Há situações em que é extremamente necessário ligar a um especialista e pedir assistência médica.

As seguintes situações são emergências relacionadas com o agravamento do estado de saúde da pessoa idosa; em primeiro lugar, devemos tentar ajudá-las, mas devemos de seguida contactar um médico ou os serviços de urgência: diminuição do nível de açúcar no sangue no caso de a pessoa ser diabética, um pico de pressão, dor intensa (ex.: em pessoas com cancro), falta de ar intensa em pessoas que sofrem de doenças respiratórias crónicas.

O segundo grupo de situações relacionadas com o agravamento da saúde dos idosos inclui: febre, diarreia, tosse, prisão de ventre, falta de ar, problemas urinários, perda de apetite ou deterioração do bem-estar geral. Estes sintomas não devem ser subestimados e tentar o tratá-los em casa pode causar efeitos negativos. Apesar de não serem sintomas fatais, contacte o médico para definir o tratamento adequado.

Adicionalmente, existem sintomas que requerem contacto urgente com um médico e, nestes casos, é necessário chamar uma ambulância. Estes incluem os seguintes: dor no peito ou outro tipo de dor severa, falta de ar intensa, hemorragias, convulsões, problemas súbitos de visão, audição ou fala, inchaço das extremidades, incapacidade de se mover ou falta de sensibilidade de um lado ou na parte inferior do corpo, lesões (e.x. fracturas, luxações), queimaduras, overdose de drogas ou outras substâncias, perda de consciência, choque elétrico e intoxicação alimentar

É também necessário que chame uma ambulância se não conseguir identificar os sintomas e a categoria dos mesmos. Qualquer erro pode ter consequências negativas, incluindo a morte da pessoa que cuida.
 
 

Objetivos de Aprendizagem

Neste módulo irá aprender:

   Como lidar com a deterioração repentina da saúde de uma pessoa idosa, causada por inúmeros fatores.
 
   Como prevenir complicações associadas à falta de mobilidade de uma pessoa idosa.

 

Resultados de Aprendizagem Esperados

Depois de completar este módulo, será capaz de:

   Prestar primeiros socorros a uma pessoa idosa em coma diabético ou em caso de suspeita de ataque cardíaco.
 
   Lidar com fraturas, prisão de ventre e outras situações de emergência relacionadas com o agravamento do estado de saúde de uma pessoa idosa.
 
   Prevenir queimaduras e escaras, e lidar com os respetivos sintomas.
 
 

Conteúdo

9.1. Coma Diabétco
9.2. Ataque Cardíaco
9.3. Quedas e Fracturas
9.4. Desmaio e perda de consciência
9.5. Convulsões
9.6. Irritação
9.7. Sangramento Nasal
9.8. Intoxicação Alimentar
9.9. Avaliação

 

Tempo estimado para completar o módulo:

3 horas

 

Metodologia

Este módulo de e-learning é um recurso educacional de livre acesso. Ele é compatível com aparelhos móveis e não depende de dispositivos específicos. O módulo foi desenvolvido para um estudo autónomo, porém também pode ser usado como parte de um programa de formação liderado por educadores.
 
 
Mudou de ideias?
Selecione outro tópico
        Próximo