“Olá Doutor, estava aqui a pensar… Será que perseguir gatos ajudaria a reduzir os meus níveis de stress?”
Stress prolongado de qualquer tipo, incluindo Síndrome do Cuidador, pode levar a problemas de saúde sérios, tais como:
Depressão e ansiedade
As mulheres têm mais probabilidade do que os homens de desenvolver sintomas de ansiedade e depressão. Estes sentimentos aumentam o risco de desenvolver outros problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e AVCs.
O Sistema imunitário enfraquecido
Cuidadores(as) mais stressados podem ter sistemas imunitários mais enfraquecidos do que não-cuidadores. Um sistema imunitário menos resistente pode fazer com que vacinas – como a da gripe – sejam menos eficazes, e podem fazer com que o período de recuperação depois de qualquer tipo de cirurgia seja mais longo.
Risco aumentado de doenças crónicas
Elevados níveis de stress, especialmente quando combinados com stress, podem aumentar o risco de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e artrite.
Obesidade
O stress provoca aumento de peso, que pode eventualmente evoluir para obesidade; a obesidade aumenta o risco de desenvolver outros problemas de saúde, como doença cardiovascular, AVC e diabetes.
Problemas com memória a curto prazo e capacidade de atenção
Cuidadores de pessoas com Alzheimer têm um risco mais elevado de desenvolver problemas de memória a curto prazo e concentração.
Lidar com o stress do(a) cuidador(a):63% completo