4.9. Regras de nutrição vs Doenças comuns nas pessoas idosas: Alimentação para pessoas diabéticas

 
Anterior         Próximo

cartoon

“Oh, ele ficará bem. A picada de abelha cura as cáries nos dentes”

 

A diabetes em pessoas idosas é um problema sério, pois estas constituem um dos grupos de maior risco para a doença. Cuidar da pessoa idosa deve incluir todos os aspetos da saúde física e mental, e as necessidades alimentares são um fator importante para o bem-estar das mesmas.

 
Uma dieta diabética visa principalmente controlar os níveis de açúcar no sangue. Prevenir picos nos níveis de glicose ajuda a gerir o nível de insulina que o corpo produz. Também permite controlar o peso corporal, um fator de grande impacto na diabetes, especialmente no que a pessoas com mobilidade limitada diz respeito.
 

Mudanças recomendadas na dieta:

Controlo das porções
 
Especialmente no que diz respeito aos carboidratos. Os carboidratos são os macronutrientes que afetam os níveis de glicose do sangue. O mais importante é escolher o tipo adequado de carboidrato – em vez de comer hidratos processados e refinados, em alimentos como doces e sobremesas, o melhor é escolher frutas, legumes e vegetais. Estes são carboidratos complexos, que são digeridos muito mais lentamente e não causam um pico no nível de açúcar no sangue. Este é um dos aspetos mais importantes para controlar a diabetes nas pessoas idosas.
 

Definir horários regulares para comer e não saltar refeições
 
Tal ajuda a regular os níveis de glicose. Os horários de refeição das pessoas idosas são tão importantes quanto aquilo que elas comem. Para evitar flutuações no nível de açúcar no sangue, as refeições devem ser feitas à mesma hora todos os dias. Se a pessoa idosa tomar insulina à hora da refeição, é recomendado comer a cada 4-5 horas, para prevenir hipoglicemia.
 

Limitar a ingestão de açúcar
 
Doces e sobremesas, refrigerantes, mel e outros alimentos com alto índice glicémico devem ser evitados por completo, ou apenas comidos ocasionalmente e em pequenas quantidades. Para controlar a diabetes em pessoas idosas, podem satisfazer-se os desejos de açúcar com fruta fresca ou congelada. Corte sumos de fruta da dieta das pessoas idosas, pois estes são ricos em açúcar. Alimentos com baixo teor de gordura, como iogurtes e outros produtos lácteos, também devem ser evitados, pois muitas vezes têm açúcar adicionado para compensar o teor de gordura reduzido.
 

Fibra
 
A fibra é um elemento importante numa dieta orientada para pessoas com diabetes. Uma dieta rica em fibra tem inúmeros benefícios para o organismo, incluindo uma digestão mais lenta de açúcares e a melhoria dos níveis de glicose no sangue. As pessoas mais idosas com diabetes devem consumir alimentos ricos em fibra como frutas, vegetais e oleaginosas.
 

Uma dieta rica em cereais integrais e com pouca comida processada é o ideal
 
A comida processada contém níveis elevados de sódio, açúcar e gorduras saturadas pouco saudáveis. Preparar as próprias refeições é uma boa forma de evitar o consumo desnecessário de sal e açúcar.
 

Evite o excesso de sal
 
As pessoas diabéticas têm um risco mais elevado de ter doenças cardiovasculares do que pessoas não diabéticas. O excesso de sal pode levar a complicações como pressão arterial alta, insuficiência cardíaca, e AVCs. .
 

Transfira o infográfico: Dieta para diabetes
Transfira a versão em PDF. Fonte: MIS Foundation

 
 
Anterior         Próximo
 

progress bar

Nutrição de pessoas idosas:
80% completо